quinta-feira, 16 de abril de 2015

RE-LENDO texto da Curadora Martha Pagy

RE-LENDO  -

A exposição RE-LENDO reúne cinco artistas convidados a produzir novos trabalhos a partir de livros recuperados de um incêndio. Livros que não foram queimados, mas que traziam vestígios e marcas do acontecimento e cuja transformação se afigurou como parte de um processo de elaboração da perda.

A perspectiva de criar em torno de um tema pré-definido pode trazer embutida a ameaça de aprisionar o trabalho em um cenário que não necessariamente faz parte das escolhas do artista.

Ainda que com absoluta liberdade para trabalhar, o artista vê-se transportado para um contexto físico e simbólico deslocado de sua rotina de produção.

Por outro lado, o desconforto obriga-o a posicionar-se diante do que lhe é oferecido e um novo campo pode abrir-se para o trabalho.

Não por acaso, neste processo iniciado há mais de um ano antes da abertura da exposição, o ponto de partida pareceu ser a atitude - comum aos cinco criadores - de dessacralizar o livro como fonte de saber e objeto a ser preservado, transformando-o em matéria a serviço de sua produção.

O confronto revelou-se saudável e dele surgiram trabalhos em suportes variados que ora confirmam ora renovam o olhar do artista e o seu recorte do real.

O trabalho de curadoria consistiu na escolha dos artistas e na seleção final das obras para a mostra, sem interferir no processo de criação. E prosseguiu na montagem, com
a opção de agrupar os trabalhos por autoria de modo a permitir uma imersão nos respectivos universos criativos. Pequenos núcleos de obras que conversam entre si e com o ambiente intimista da casa.

RE-LENDO incluiu a produção de um catálogo e o registro em vídeo de depoimentos dos artistas, da curadora, de Jacqueline Plass, de quem partiu a ideia da exposição, e de Yvonne Menezes, a quem pertenciam os livros e que generosamente viabilizou a mostra e seus componentes.

O meu agradecimento especial aos artistas Fábia Schnoor, Ivani Pedrosa, Marcelo Jácome, Marie-Cécile Conilh de Beyssac e Valerio Ricci Montani, pela dedicação e seriedade com que abraçaram o projeto.

Martha Pagy

Curadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário